A União das Mutualidades Portuguesas promoveu o lançamento do Prémio Costa Goodolphim, no evento comemorativo do Dia Nacional do Mutualismo, em Vila Nova de Gaia, que visa premiar anualmente uma Dissertação de Mestrado na área do Mutualismo e da Economia Social.
“Este prémio é um incentivo ao estudo e à produção de conhecimento sobre as temátias mutualistas nas universidades e institutos superiores portugueses e simultaneamente homenagear uma figura ímpar do mutualismo, como Costa Goodolphim”, explicou Luís Alberto Silva, Presidente da União das Mutualidades Portuguesas.
O Prémio consiste na edição e publicação em livro da dissertação de mestrado que vier a ser selecionada pelo júri de entre as dissertações submetidas a concurso.
O júri que avaliará os trabalhos submetidos a concurso é constituído por Luís Alberto Silva, Presidente da União das Mutualidades Portuguesas; Deolinda Meira, Professora e Investigadora do ISCAP/Instituto Superior Politécnico do Porto; Joana Dias Pereira, Professora e Investigadora da Universidade Nova de Lisboa; e José Alberto Pitacas, Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Investigador do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto.
Costa Goodolphim (1884-1910) foi um insigne sociólogo, estudioso e ativista nas áreas do mutualismo, sindicalismo e das causas sociais, autor de vários estudos, como “A Previdência” e “As Caixas Económicas”, e de inúmeros escritos publicados em jornais e revistas da época.
Foi precursor dos estudos de estatística sobre as organizações da Economia Social, tendo dado um enorme contributo para o mapeamento das mutualidades, associações de socorros mútuos, cooperativas e misericórdias.